quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Red Internacional de Cuentacuentos (International Storytelling Network)

A contadora de histórias Benita Prieto foi convidada para integrar a coordenação da Rede Internacional de Contadores de Histórias (Red Internacional de Cuentacuentos). O convite partiu da coordenadora Beatriz Montero.
Até o momento a Rede possui 12 coordenadores de 10 países. São contadores de histórias, escritores, acadêmicos, críticos literários, jornalistas e artistas que realizam um trabalho voluntário com o objetivo de divulgar o trabalho de contadores de histórias no mundo inteiro.
São mais de 1.000 contadores de história oral de 50 países, além de coordenadores na Índia, Alemanha, Espanha, Argentina, Uruguai, Venezuela, México, Cuba, Colômbia e Costa Rica. Benita será a representante do Brasil na coordenação.
Os coordenadores desempenham um papel mediador em nível internacional, informando sobre festivais, eventos e notícias relacionadas com a narração de histórias que acontecem em seu próprio país, além de seu próprio trabalho como contadores de história, a ser promovido através da rede para compartilhar a nível internacional. “Acho que é fundamental termos uma conexão forte com o mundo, principalmente pelo fato de o Brasil estar num momento muito importante para a consolidação de uma rede interna de contadores de histórias com o Instituto Conta Brasil”, observa Benita Prieto.
A narradora observa que aproximar experiências nacionais e internacionais é um trabalho que vem desenvolvendo nos últimos 20 anos. "Participar de uma rede internacional de narradores orais é a concretização de um sonho", afirma.
Para integrar a Red Internacional de Cuentacuentos basta acessar o site, entrar no link “Date de alta" e preencher um formulário. O serviço é gratuito. Já aqueles que tiverem interesse em informar sobre festivais, encontros e notícias de contadores de histórias podem enviar um email para Benita Prieto. O endereço é benitaprieto@cuentacuentos.eu.
Fonte: Instituto Aletria

Nenhum comentário:

Postar um comentário